Categorias FIAP 2018

BRASIL PRESIDIRÁ JÚRI DE INOVAÇÃO

Publicado em
Valente: marcas maiores que as empresas

Sergio Valente, diretor de Comunicação da TV Globo, será o presidente do júri de Inovação da edição 2018 do Festival Ibero Americano de la Publicidad, a ser realizada entre 23 e 26 de setembro em Buenos Aires.

Representando o “I” da sigla FIAP, a área é uma das mais importantes entre as quatro do novo modelo do evento, que deixa de ser um festival para se tornar um Fórum de Comunicação, conforme será anunciado na abertura pelo seu CEO Rodrigo Figueroa Reyes. As outras áreas são “F” de Formatos, “A” de Anúncios” e “P” de Produção.

Formado em Engenharia Civil e Administração de Empresas, com pós-graduação na Universidade de Harvard, Sergio Valente acumula mais de 25 anos de experiência na Publicidade, com  destaque na área criativa. Foi vice-presidente da Salles, atual Publicis, e como executivo do grupo ABC presidiu a DM9 DDB antes de assumir o comando da Central Globo de Comunicação, em janeiro de 2013.

Os jurados de Inovação (clique para ampliar)

Nesses cinco anos, ele se propôs a tornar a marca da emissora maior do que a própria empresa. Como ele disse em nosso Videoblog de dezembro de 2016 (assista abaixo), a missão era um grande desafio, pois teria que inovar em uma empresa extremamente bem sucedida no que faz.

“É mais fácil entrar mudando algo que está errado. Eu não tive essa facilidade. A Globo já é um puta sucesso. Ainda assim, ela não precisava de mim para ser o que ela era. Precisa de mim para ser outra coisa”, explicou ele na época.

Entre outras inovações que lançou na Globo inclui-se o “Vem Aí”, um showpara mostrar a nova programação a cada ano, compôs com PC Bernardes as músicas do personagem “Mister Brau”, criado pela equipe do diretor Jorge Furtado,  tornou cada novela um produto para o mercado e posiciona o lançamento de séries, novelas  e novos programas.

Esse trabalho em parceria rendeu para a emissora prêmios inéditos, como um Clio para a apresentação da minissérie “Padre Cícero”, um Grand Clio, o primeiro de uma empresa latino-americana, com a campanha “Movido a Respeito”, a mesma que conquistou seis medalhas de Ouro no Promax BDA Global Awards, principal prêmio global no segmento do Marketing Televisivo, além de um Leão de Prata no Innovation Lions em Cannes.

E falando sobre o Festival Internacional da Criatividade de Cannes, Valente é um dos sete brasileiros que participaram do júri do Titanium Lions, desde que a categoria foi criada, em 2005, ao lado de Nizan Guanaes, Fábio Fernandes, Mário D’Andrea, Adriana Cury, Anselmo Ramos e PJ Pereira.