Polêmica

SÓ 5 HORAS NO AR

Publicado em

A suspensão do comercial “Putin”, do canal de TV argentino TYC Sports, que ficou apenas 5 horas no ar, pode ser creditada à embaixada russa em Buenos Aires ou, com mais justas razões, ao movimento LGBT do país.

Afinal, muito mais do que uma ofensa ou uso indevido de imagem do presidente da Rússia, Vladimir Putin, o filme utiliza estereótipos homofóbicos não aceitos pela comunidade gay argentina.

Por outro lado, como todo filme publicitário daquele país, o filme carrega todo o histórico cinematográfico de boa qualidade da propaganda portenha, além do toque criativo repleto de bom humor dos publicitários argentinos.

Se o objetivo era defender a diversidade sexual, o comercial se fixou na questão sexual, apenas um dos itens das relações homoafetivas.

O fim do curto flight do filme na mídia se deu através de um pedido de desculpas do TYC Sports à embaixada russa, na pessoa do embaixador Víctor Koronelli, estendido à Federação de Futebol daquele país e ao presidente da nação.

De qualquer forma, a peça aborda divertidamente a política russa que proíbe propaganda homossexual, numa clara demonstração de cerceamento à liberdade de expressão e conduta pessoal.