Eventos

UM RECORDE DE LIXO ELETRÔNICO

Publicado em

Festival Greenk de tecnologia e sustentabilidade celebra arrecadação e doação de computadores

Mauricio: economia circular

A segunda edição do Festival Greenk realizado no Anhembi, em São Paulo, no último final de semana conseguiu mais de 77 toneladas de e-lixo, contra apenas 2,7 toneladas obtidas na primeira edição do ano passado.

“Greenk é a junção das palavras “geek” (apaixonado por tecnologia) e “green” (verde, meio ambiente). O Brasil acumula anualmente cerca de 1,5 milhão tonelada de resíduos eletrônicos, sendo o segundo país nas Américas e o 7º do mundo nesse ranking.

O objetivo do festival é aumentar gradualmente o volume, já que apenas 3% do lixo eletrônico produzido têm o encaminhamento correto. Ou seja, a quase totalidade do e-lixo produzido é descartado sem nenhum tratamento, representando riscos à saúde na natureza.

O evento contou também com ações no Parque do Ibirapuera, como apresentação de DJs, desfile de Cosplayers, competição de skate, batalha entre rappers, promotores distribuindo folhetos educativos e brindes.

Mais de 17 mil pessoas visitaram o maior festival de tecnologia e sustentabilidade do Brasil, com a participação de 86 escolas das redes pública e privada, que disputaram o 1º Torneio Intercolegial Greenk, gincana ambiental que mobilizou mais de 80 mil alunos em competições de games, projetos de tecnologia e captação de e-lixo.

Além do descarte, 20 computadores foram doados à escola municipal Arquiteto Oscar Niemeyer, de São Caetano do Sul, a grande vencedora do Torneio, para compor o novo laboratório de informática do colégio.
Para o publicitário Mauricio Eugenio, sócio do Greenk Tech Show, “este ano o festival superou todas as expectativas.

“Batemos um recorde de arrecadação de e-lixo no país e, mais importante, com o apoio de nossos parceiros ambientais, conseguimos fechar o ciclo da Economia Circular ainda durante o evento, com a entrega de um laboratório de informática composto de equipamentos remanufaturados”, disse.

O evento contou com a parceria da empresa GREEN Eletron, do Sinctronics, Ministério da Ciência Cultura e Tecnologia e do projeto Verdejando da Rede Globo.