Ação Social

SONS DO MEDO ALERTAM PARA A VIOLÊNCIA

Publicado em

Uma sinfonia composta a partir de técnicas sonoras visa gerar sentimentos de tensão, medo e angústia, os mesmos que deveríamos ter diante do atual cenário de violência no Brasil.

Infelizmente, assassinatos se tornaram tão comuns no país que não geram mais reações. Parece que o povo brasileiro perdeu a capacidade de se indignar. Com o objetivo de transformar essa percepção, o coletivo Unlockers, a Lucha Libre Áudio e o Drac Studio (EUA) criaram uma experiência completa que provoca novamente essas sensações naturais humanas diante de situações de incômodo intenso.

Segundo o Monitor da Violência, aqui uma pessoa é assassinada a cada 10 minutos, e nos últimos 15 anos foram mais de 850 mil mortes, índice maior que o de países em guerra como Síria e Iraque. Só no último ano, mais de 59 mil pessoas foram assassinadas no país, número maior que Estados Unidos, Canadá, Europa e Oceania juntos.

O trabalho é composto por cartazes produzidos para destacar alguns dos mais recentes assassinatos cometidos no Brasil, como os da vereadora e ativista social Marielle Franco (38), executada com quatro tiros no Rio de Janeiro, de João Pedro Engels (72), vítima de quatro disparos quando deixava uma agência bancária em São Paulo, e dos cinco garotos assassinados brutalmente dentro de seu próprio condomínio, na capital fluminense.

Cada pôster foi baleado com o mesmo número de tiros e o mesmo calibre das armas utilizadas em cada uma dessas ocorrências. O som e as marcas dos disparos, transformadas em partituras, inspiraram a composição da “Sinfonia da Violência, a música menos agradável de se ouvir”, utilizando ainda recursos sonoros que geram reações físicas reais aos ouvintes.

A trilha traz ainda linhas de bateria gravadas pelo integrante do Rock and Roll Hall of Fame, Matt Sorum (Guns N’ Roses e Velvet Revolver) logo após seu primeiro contato com o material.

“Este experimento musical foi criado para tirar as pessoas da inércia atual diante da violência no Brasil. Para isso, aliamos os barulhos reais de disparos, sons de baixa frequência, dissonância musical e outros elementos que comprovadamente resultam em sentimentos como ansiedade, tensão e medo”, explica Paulinho Corcione, sócio e produtor da Lucha Libre Áudio.

“Esses infrassons, em torno de 18 e 20 hertz, são conhecidos como a frequência do medo. Eles são produzidos naturalmente por alguns predadores, como os tigres, e chegam a penetrar no cérebro da presa podendo gerar diversas sensações incômodas, inclusive a sua paralisação”, diz o Dr. Roberto Hirsh, neurologista do hospital Albert Einstein que atuou como consultor no projeto.

No site Sinfonia da Violência, é possível fazer imersão na experiência, testando suas próprias reações diante da trilha. O visitante também é convidado a conferir os cartazes, ler mais informações sobre os crimes e fazer doações para projetos educacionais e instituições que lutam contra a violência no Brasil.

Os cartazes reais foram transformados em uma exposição itinerante que já passou por cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e devem ter como destino final Brasília, junto com um convite para que o Ministro da Segurança Pública