Ação Social

ISSO NÃO É BRINCADEIRA

Publicado em
Clique para ampliar

Em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanchez Crespo, de 8 anos, foi estuprada e morta violentamente em Vitória, Espírito Santo. A comoção social causada pelo fato levou o Congresso Nacional a instituir nessa data o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Desde então, através do Disque 100 de denúncias, a população brasileira se mobiliza para manifestar seu repúdio a esse tipo de violência. Números de 2014 indicam que foram registradas 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, sendo 19.165 por abuso e 5.410 por exploração sexual.

Com o objetivo de manter acesa a chama pela luta contra esse tipo de crime, a Childhood Brasil lança uma campanha com anúncios no jornal O Estado de S.Paulo. Além de importância da discussão do tema, as peças visam tirar o tema da invisibilidade que protege os agressores da responsabilidade.

Com o título “Ele Disse”, a campanha criada pela agência Giusti Comunicação, com assinatura de Daniela Dahrouge e Christian Seki, busca fazer um alerta por meio da própria abordagem do agressor. Além de mídia impressa, a campanha também ganha ativação no meio digital e nos canais da Childhood Brasil.

“Os agressores se aproximam e criam laços fortes com crianças e adolescentes, fazendo-os acreditar que a violência é algo normal em seu desenvolvimento, convencendo-os a se calar diante da situação. A maior parte dessas relações, inclusive, são estabelecidas dentro da própria família, tornando o crime muito mais difícil de ser denunciado”, explica Heloisa Ribeiro, diretora executiva da Childhood Brasil.