Ação Social

REFUGIADOS EM CAMPO E ÁRABE NA CAMISA

Publicado em
Kaysar e seu time na Arena

As 44 crianças refugiadas que entraram em campo neste domingo (6) na Arena Corinthians provavelmente não vão esquecer o que passaram até chegar ao Brasil. Mas com certeza lembrarão para sempre em sua vida recomeçada que este é um país de braços abertos para pessoas de todas as nações que sofrem com a guerra, a fome e a miséria.

A ação, realizada durante o jogo do time da casa contra o Ceará, pelo campeonato brasileiro, inclui 18 meninos e meninas sírios e 26 de outras nacionalidades. A iniciativa do clube teve a parceria do Lar Sírio, da Caritas Arquidiocesana de São Paulo, da ACNUR, da associação empresarial ADVB e da CURY Construtora e Incorporadora S.A.

O intérprete das crianças sírias foi Kaysar Dadour, o vice-campeão da edição 18 do Big Brother Brasil. Ele próprio, que chegou ao Brasil vindo da Ucrânia, é um refugiado sírio espancado em sua terra por gangues nacionalistas por carregar um crucifixo no peito.

O nome do jogador? Pedrinho

As outras 26 crianças são de nações diversas também afetadas pela guerra, disputa de poder ou simplesmente por uma vida miserável sem um prato de comida por dia na mesa. O grupo foi denominado ‘Time dos Povos”.

A camisa do Corinthians trouxe o nome dos jogadores em árabe, doadas após a partida para serem leiloadas. A faixa de capitão da equipe apresentou o logo da Agência da ONU para Refugiados-ACNUR.

Antes e no intervalo da partida os painéis de led do estádio mostraram mensagens em defesa da paz e das crianças vitimadas por guerras e conflitos.

Em 2016 e no ano passado o clube já havia promovido ações com refugiados, como convidados para assistir partidas em sua Arena.