Pesquisa

HAVAIANAS É A ÚNICA NACIONAL

Publicado em

Pesquisa da Ipsos sobre marcas influentes só tem tecnologia entre as 6 primeiras

Na 9ª posição, Havaianas é a solitária brasileira no Top 10 da pesquisa “The Most Influential Brands” realizada pela Ipsos e apresentada nesta quinta-feira (12) em evento que contou com debate executivos de Marketing e publicitários.

Google, Facebook, Samsung, Microsoft, YouTube e Netflix são as seis marcas Todas ligadas à tecnologia. O ranking com as top 10 inclui ainda duas marcas ligadas a alimentos (Nestlé, 7ª, e Danone em 10ª), uma do setor financeiro (Mastercard, 8ª) e uma única marca nacional (Havaianas, em 9º).

Esta é a 6ª edição brasileira da pesquisa e foi realizada entre 22 de janeiro e 2 de fevereiro de 2018. A apresentação dos resultados contou com a participação de Hugo Rodrigues, CEO e chairman da W/McCann, Conrado Leister, Country Director do Facebook Brasil, Fernando Chacon, diretor executivo de Marketing, Comunicação Corporativa e Relações Institucionais do Itaú e Adriana Gomes, Head of Marketing da Uber, com moderação de Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil.

A pesquisa “The Most Influential Brands” avalia as marcas e seu poder de influência no cotidiano e no comportamento dos consumidores. “Influência é um poder intangível que faz as marcas provocarem mudanças em comportamentos, ações ou opiniões. As marcas mais influentes são importantes porque os consumidores se identificam com elas e estabelecem uma relação emocional”, explica Calliari.

O estudo analisa também como o público classifica cada marca dentro de 57 atributos, medindo o impacto destas marcas na vida dos entrevistados, além de entender se fazem parte do cotidiano dos consumidores. A pesquisa ajuda a compreender como cinco dimensões (Liderança & Inovação, Confiança, Presença, Responsabilidade social e Engajamento) estão relacionadas com esta influência.

O estudo “The Most Influential Brands” é realizado em 17 países. No Brasil, a pesquisa entrevistou mil pessoas por meio de painel online.