Polêmica

“NÃO NOS DEIXAM CRESCER”

Publicado em

Fabricantes regionais de refrigerantes se unem para acusar práticas nocivas de multinacionais do setor.

Através da Afrebras, associação nacional que os representa, 106 fábricas regionais de refrigerante do Brasil, lançam campanha contra o que chamam de distorção de incentivos do setor.

Primeiro de uma série de três vídeos já está sendo veiculado no Youtube e nas redes sociais da Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil.

Conforme o texto do manifesto, multinacionais que dominam o segmento se utilizam dos créditos tributários gerados na Zona Franca de Manaus, onde instalam suas unidades produtoras, provocando perda de arrecadação para o Governo.

Além disso, acusam as duas líderes do setor, representadas em animação realizada pelo Studio Kripa por um boneco que faz referência ao Tio Sam. Conforme o vídeo que lança a campanha #AfrebrasPelasRegionais, aquelas empresas praticam um superfaturamento do valor do concentrado produzido na capital do Amazonas.

A Afrebras estima que essa operação, somando a renúncia com os créditos tributários, resultem em um rombo de R$ 9.1 bilhões ao ano aos cofres públicos.

A Afrebras foi criada em 2005, em Curitiba, por pequenos fabricantes de refrigerantes, segundo eles para lutar contra o oligopólio do mercado. Para eles, empresas dominantes utilizam um ferramental estratégico para impossibilitar que os pequenos fabricantes expandam sua área de atuação.

Entre essas ações citam exclusividade nos pontos de venda, compra de espaço nas gôndolas, prática preços fora da realidade do mercado e Marketing agressivo, tudo isso contando ainda com incentivos fiscais.

Esses dados também seriam responsáveis pela diminuição do setor, já que nos anos 60 existiam 892 empresas fabricantes nacionais de refrigerantes, enquanto em 2015 esse número caiu para apenas 235.