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PRAZER, EU SOU O SOL

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Depois de uma inédita ação de merchandising na novela “Sol Nascente”, em 2016 na Rede Globo, a Hinode decidiu apostar e investir numa comunicação mais consistente, além do boca-a-boca de suas consumidoras, prática que manteve desde sua fundação, em 1988, em São Paulo.

A participação no folhetim mostrou que era possível falar com o grande público em interações de comunicação que ligasse a marca a conteúdos. “Sol Nascente” tinha como núcleo principal uma família japonesa, etnia que deu origem à empresa, por sugestão de Adelaide Rodrigues, co-fundadora ao lado do marido Francisco.

Assim, 30 anos depois, Hinode finalmente se rendeu ao trabalho profissional de propaganda e lança primeira campanha, criada pela Grey, agência que escolheu no final do ano passado para divulgar sua imagem.

Hinode significa Sol Nascente em japonês, numa explicação mais abrangente, “O Primeiro Raio de Sol do Primeiro Dia do Ano”, quando a Família se reúne para agradecer o ano que passou e pedir saúde, paz e prosperidade para o ano que se inicia.

Em três décadas, Hinode é uma das principais empresas do país na área de cosméticos e perfumes, atuando também no segmento de bem estar com vitamínicos e shakes. Atualmente, opera através de 450 franquias e consultores que comercializam cerca de 600 produtos.

A Hinode vende em média, 9 milhões de produtos por mês, sendo que as fragrâncias respondem por 51% do seu faturamento.  Dos oito produtos mais vendidos da Hinode, cinco são de perfumaria. Atualmente a linha da categoria de perfumaria mais vendida é a Empire.

O Grupo Hinode é formado pelas marcas Hinode, de produtos de higiene pessoal, cosméticos, perfumaria e maquiagem, HND, de produtos funcionais ligados à performance e bem-estar, Hinode Center, de formação de franquias, e  a Universidade Hinode, voltada para o treinamento e desenvolvimento de seus 750 mil consultores independentes.

Sandro Rodrigues, atual presidente do grupo, comanda a empresa ao lado dos irmãos Alessandro, Crisciane e Leandro, os filhos que continuam mantendo o sonho de Francisco e Adelaide de desejar todo dia o brilho do sol para todos.

Para traduzir o conceito, a Grey criou a primeira campanha da marca com o tema “Sinta a Beleza de Cada Dia”, através de duas peças: um manifesto e um comercial dirigido ao grande público.

“Por 30 anos direcionamos a comunicação para os nossos consultores. Entendemos que agora era o momento de expandir ainda mais e levar a marca para o nosso público final e, com isso, alavancar a marca e as vendas dos nossos consultores”, explica Alessandro Rodrigues, vice-presidente de Marketing da Hinode.

As imagens do filme produzido pela Paranoid são 100% autorais e foram necessários seis dias de filmagem e cerca de 120 profissionais envolvidos por dia.

“É um privilégio criar uma campanha assim para uma marca. Buscar os seus significados, construir os seus movimentos, trazer todos os seus brilhos e cores, desde o seu primeiro raio de sol”, diz Mariangela Silvani, Diretora Executiva de Criação da Grey.

Criação de Lineker Costa, Guilherme Rex e Rafaela Santurian, com direção criativa de Mariangela Silvani e direção geral de Rodrigo Jatene e Márcia Esteves.

A direção de cena pela Paranoid é de Brendo Garcia e Adriano Gonfiantini, com produção executiva de Egisto Betti. Som da Lucha Libre, com trilha de Paulinho Corcione e Danilo Barbalaco, e locuação de Juliana Costa (institucional) e Cacá Manica (manifesto).

 

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