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“FORBES” REVELA O SR. CORRUPÇÃO

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Quem é o grande corrupto brasileiro. Como seria a pessoa que tivesse em suas mãos os R$ 200 bilhões desviados todo ano por meios ilícitos. Essa pessoa, dona de uma fortuna equivalente a US$ 61 bilhões em um único ano, foi “construída” pela empresa de tecnologia Nexo para protagonizar campanha da revista “Forbes” criada pela Ogilvy.

Os valores foram calculados com base em dados mencionados por profissionais que trabalham na Operação Lava Jato e publicados na imprensa sobre recursos públicos desviados. Se todo esse dinheiro fosse para as mãos de uma única pessoa, ela seria dona da quinta maior fortuna do mundo, de acordo com a Lista dos Bilionários Forbes de 2017. O personagem criado pela corrupção estaria à frente de nomes como o criador do Facebook Mark Zuckerberg e o milionário mexicano Carlos Slim.

Quais as características físicas desse bilionário brasileiro? O que ele pensa, quais seus hábitos de consumo? Quais são os segmentos da economia nos quais atua? Qual a sua opinião sobre operações que investigam corruptos no país? Criado por meio de uma ferramenta de inteligência artificial, foi desenhada a “cara” da corrupção brasileira.

Além do rosto, com todos os traços físicos, o nosso “machine learning” conseguiu ir além e apontar características de personalidade desse homem, que chamamos de Sr. Ric Brasil – anagrama de Rica Corrupção do Brasil.

O projeto para se chegar ao Sr. Ric Brasil começou há mais de 8 meses com uma ampla pesquisa baseada principalmente em entrevistas e depoimentos de alguns dos principais condenados nas operações Mensalão e Lava Jato. Todo esse material, reportagens da imprensa brasileira, depoimentos, entrevistas, obras literárias,  foi colocado no sistema e, com o cruzamento do conteúdo, a ferramenta de inteligência artificial pode, portanto, apontar o retrato do que considera ser mais próximo do Sr. Ric Brasil.

“A Forbes quer se posicionar contra a corrupção, então além de chamar a atenção dos brasileiros para o tamanho do problema em nosso país, pensamos nessa campanha também como uma forma de valorizar o empresário sério, aquele que cumpre seriamente com os seus deveres, que paga impostos e não precisa usufruir de dinheiro público para construir fortunas. Que não se deixa seduzir pela corrupção”, diz Antonio Camarotti, CEO da revista Forbes Brasil.

Desde 2017, na edição dos Bilionários Brasileiros os nomes que tiveram suas fortunas listadas e que se encontravam sob algum tipo de investigação de crimes ligados a corrupção, formação de quadrilha, evasão de divisas e outros crimes de lesa-pátria tiveram uma anotação indicando sob qual investigação estavam sujeitos.

A próxima revista Forbes Brasil com a Lista dos Bilionários, nas bancas em 16 de abril, conta com uma ação especial, também criada pela Ogilvy, para divulgar a campanha.

Criação de Mariana Albuquerque e Paulo Engler, com direção criativa de Eduardo Doss e Guiga Giacomo, direção executiva de Félix Del Valle e direção geral de Claudio Lima.

Produção da Trator Filmes, com direção de Vinicius Colé e som da Evil Twin, com direção musical de Andre Faria e Murilo Faria e composição da trilha de Yuri Chix.