Mercado

MAIS UM GRANDE TALENTO SE DESPEDE

Publicado em
Gama: 2018, ano de empreender

Numa época em que os grandes grupos e corporações assumem o comando das agências de publicidade, mais um ícone da moderna propaganda brasileira se retira do mercado.

Alexandre Gama encerra sua trajetória na atividade 35 anos após estrear como redator pela Ogilvy, 18 anos depois de fundar sua própria agência e leva na bagagem 26 Leões do Festival de Cannes e três crachás de jurado de Film e Press do maior evento mundial da comunicação publicitária.

Desde 2015 as ações da sua Neogama já são controladas pelo grupo Publicis. A partir de 2018 Gama se tornará mais um empreendedor. Um comunicado aos funcionários nesta sexta-feira (1º de dezembro) informou aos profissionais da agência que o atual Chairman e CCO está indo embora.

Nos últimos anos, Celso Loducca, Marcello Serpa e mais recentemente Washington Olivetto, ícones da criatividade brasileira, deixaram os comandos de suas agências.

“Foi um ano em que a agência ajudou clientes como Ypê, Boticário e Renault a crescer significativamente em seus mercados. Ano em que a agência conquistou dois prêmios Effie para uma mesma marca do setor automobilístico. Ano em que foi premiada com três Leões em Cannes para um dos cases de inovação mais comentados do mercado: o anúncio térmico de Asics. E um ano em que a agência caminha para fechar com resultado de dois dígitos acima da meta. Parabéns a todos. Em um ano tão desafiador para o país, realizações como essas me deixam especialmente motivado. E por isso vejo o final deste ano marcante como o momento certo para comunicar a vocês a abertura de um novo ciclo para mim”, disse Gama no comunicado.

Como ele explicou, 2018 é um ano novo em vários e amplos sentidos, um ano de renovação. “No meu caso, de voltar a fazer aquilo que gosto e que penso que o Brasil precisa muito fazer no futuro em várias áreas, ou seja, empreender. Acredito nas oportunidades que se abrem através da inovação, dos novos formatos e de tudo que a tecnologia pode aportar na comunicação e nos negócios. E sei que tudo isso em mãos e mentes de gente talentosa e motivada é o que faz a diferença”, completou.

Formado pela FAAP, iniciou sua trajetória como redator da Standard Ogilvy. Foi na DM9 porém, entre 1990 e 94, que consolidou sua carreira sendo o redator mais premiado do país, fazendo dupla com Marcello Serpa, com quem assumiu o comando da Almap BBDO.

Em 96 se tornou presidente e CEO da Young & Rubicam até 99, quando fundou a Neogama.