Campanhas

SAMBA E CHURRASCO SEM BUROCRACIA

Publicado em
Linguiça sem alvará? Nem vinagrete

Campanha criada pela Tech and Soul para a organização global Endeavor de fomento ao empreendedorismo, aposta no bom humor para convidar sociedade a assinar petição que pede a simplificação dos processos de abertura, regularização e fechamento de empresas.

Os comerciais “Roda de Samba” e “Churrasco” brincam com o excesso de burocracia existente no Brasil, onde o tempo médio de espera para a abertura de uma empresa é de 62 dias, contra 10 dias exigidos no México para expedição de todas as licenças, alvarás e registros.

A campanha “Burocracia Para Tudo” baseia-se em um site específico com petição online que pode ser assinada com um clique. A mensagem será enviada para 650 tomadores de decisão, ou seja, todos os governadores, os prefeitos de capitais, deputados federais e senadores, Ministro da Fazenda, Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, e Presidente da República

A Endeavor, idealizada pelos norte-americanos Linda Rottenberg e Petter Kelner, em 1977, atua no Brasil desde o ano 2000, país considerado com uma das principais nações emergentes do mundo.

E se o tempo médio de espera por regularização de empresas no país é de dois meses, esse tempo pode chegar a 163 dias em municípios como Porto Alegre, por exemplo. A cidade brasileira mais ágil nesse quesito é Cuiabá, com 20 dias.

“Chegou a hora de nos posicionarmos contra essa cultura de criar dificuldade para vender facilidade, que infelizmente acontece no Brasil. O 2018 será um ano de eleição e diminuir a burocracia que o empreendedor enfrenta no dia a dia precisa virar prioridade política. Para isso acontecer precisamos do apoio da população brasileira”, diz Marcela Zonis, diretora de Relações Institucionais da Endeavor.

“É um problema muito sério, mas que decidimos relatar de forma bem-humorada. A grande mensagem é que as pessoas estão complicando coisas onde não precisa. O tempo gasto para se resolver coisas simples, tão simples quanto marcar um churrasco com os amigos, inviabiliza muitos sonhos e é uma das razões para o crescimento parco de nossa economia”, explica Flávio Waiteman, sócio e CCO da Tech and Soul.

Criação de Daniel Magri e Renan Bulgari, com direção criativa de Flavio Waiteman. Produção da La Casa de La Madre, com direção de Jorge Brivilati e produção de Márcio Trevizani. Som da Tentáculo e locução de Thiago Brancalliao.