Ação Social

ESTÃO PROCURANDO ESCRAVOS?

Publicado em
Ação foi gravada com câmera oculta

Depois de “Teste de Imagem”, campanha que teve grande sucesso no ano passado mostrando a diferença de interpretação de fotos de brancos e negros por parte de profissionais de RH, o governo do Paraná lançou neste 2017, em celebração ao Dia da Consciência Negra, um novo trabalho.

“Entrevista de Emprego”, veiculado no Facebook da administração estadual, evidencia a realidade enfrentada por negros no mercado de trabalho. Em parceria com o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial e criada pela Master, a nova campanha visa apresentar a diferenciação de candidatos a emprego de acordo com sua origem étnica.

Em parceria com uma empresa real de recrutamento, profissionais de cor branca em busca de emprego participam de uma entrevista em uma empresa fictícia em Curitiba.  O que os candidatos não sabiam é que estavam participando de um experimento intitulado “Processo Seletivo”, gravado com câmera oculta.

Durante a entrevista, o recrutador oferece vagas difíceis de encarar, com direito a bullying, assédio moral, salários inferiores aos demais profissionais e até alterações em características físicas.

“Escolhemos situações que embora pareçam irreais são vividas diariamente por negros no mercado de trabalho, e que muitas vezes são ignoradas pela sociedade”, explica Felippe Motta, diretor de criação da Master.

O filme mostra que nenhum dos candidatos brancos aceitou trabalhar em tais condições e reforça o conceito da campanha: se você não aceita isso para você, por que um negro deveria aceitar?

“Apesar de muitas empresas afirmarem não tolerar esse tipo de prática, as estatísticas dizem o contrário. Toda campanha é embasada em dados que assustam como a enorme diferença salarial percebida no país que pode chegar a 40%”, reforça Cícero Rohr, diretor de Atendimento da agência.

Além do filme que traz as reações dos candidatos, a campanha também conta com spots de rádio e o site Contra o Racismo,  que traz informações e estatísticas sobre o racismo institucional.

Criação de Bruno Trindade, Pesly Krieger e Felippe Motta, este também diretor criativo. Produção da Deiró Moving Ideas, com direção de Thiago Artimonte e som da Canja Audio Cuilture.

Chega de fingir que é normal.

Você aceitaria trabalhar nestas condições?

Publicado por Governo do Estado do Paraná em Sexta, 17 de novembro de 2017