Mercado

PROCURA-SE STARTUPS NA PERIFERIA

Publicado em
Ítala, Paulo Rogério, Rosenildo e Hélio (foto de Mário Calfa)

Criada a partir de uma consultoria lançada há um ano, a Aceleradora Vale do Dendê publica na próxima quinta-feira (23) , edital que vai selecionar 30 startups da periferia de Salvador, Bahia, que receberão investimentos para desenvolver negócios nas áreas de tecnologia, design de moda, gastronomia e artes.

O projeto visa atender jovens empreendedores, entre 18 e 29 anos, das periferias da cidade. Com investimentos de até R$ 200 mil, captados junto a parceiros e financiadores do setor privado, essas empresas terão recursos para infraestrutura de operação e ganharão serviços de mentoria, workshops, palestras e auxílio na elaboração de planos de negócios e de estratégia de marketing e mídia social.

Vale do Dendê nasceu em 30 de novembro do ano passado por iniciativa do publicitário soteropolitano, Paulo Rogério Nunes, do administrador de empresas Hélio Santos, e do jornalista carioca radicado em São Paulo, Rosenildo Gomes Ferreira, ex-Estadão, Gazeta Mercantil, Correio Braziliense e IstoÉ Dinheiro.

Em Salvador, apresentaram a um grupo de makers, empreendedores, integrantes de ONGs, da academia e do poder público, ligados à área de inovação e desenvolvimento, a ideia de um negócio visando o fomento à Economia Criativa da capital da Bahia.

Desde então, o grupo vem realizando uma série de eventos, palestras e workshops em parceria com instituições locais e internacionais, destinados a destacar o potencial da nova safra de criativos soteropolitanos nas áreas de tecnologia, design de moda, audiovisual e comunicação.

A Aceleradora de startups é um desses negócios a partir de um casarão situado no Pelourinho. A gestão do dia a dia ficará por conta da relações públicas Ítala Herta, que ingressou na sociedade no início deste ano.