Datas

BODY PAINTING RETRATA SUPERAÇÃO

Publicado em

Uma das mais criativas ações de comunicação celebrando o Outubro Rosa, mês de combate e conscientização sobre o câncer de mama, foi realizada pelo laboratório de análises clínicas Alta Excelência Diagnóstica, com criação da Bowler um misto de agência e consultoria que atua sob o conceito “Digital First”.

A ideia foi explorar de uma forma subjetiva e artística as marcas que o câncer deixa no corpo e na memória de quem venceu a luta contra ela. Da mesma forma, passar a mensagem de que o sucesso de tratamento é cada vez maior, como inspiração a quem acabou de descobrir a doença.

Assim, para divulgar retratos de coragem de forma emocional, a Alta Excelência lança nas redes sociais o projeto “Histórias na Pele”.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, chegando a 1,38 milhão de novos casos por ano, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). No Brasil, estima-se pouco mais de 52 mil casos a cada ano. O risco é maior entre mulheres de 40 e 69 anos, especialmente pelo auge da exposição ao hormônio estrógeno nessa idade. A chance de cura, porém, é superior a 95% diante de um diagnóstico nos primeiros estágios da doença, o que torna fundamental a realização da mamografia anualmente, a partir dos 40 anos.

Para protagonizar o projeto “Histórias na pele”, o laboratório trouxe ao Brasil a premiada artista britânica Emma Cammack, uma das mais renomadas no universo do body painting, com trabalhos para marcas como Ford, Motorola e Guinness, que produziu pinturas corporais em cinco mulheres que venceram o câncer de mama.

As cinco histórias, assim como seus corpos pintados, foram transformadas em vídeos que estão sendo divulgados em canais digitais. Além do conteúdo audiovisual, o trabalho de body painting será exibido em uma exposição fotográfica no shopping JK Iguatemi, em São Paulo, gratuita e aberta ao público a partir de 30 de outubro.

“Mais do que uma ação de conscientização, a campanha pretende dar mais força e motivação às mulheres que enfrentam o câncer de mama. São histórias lindas de pessoas que lutaram com motivações diferentes, mas sempre com o propósito e a certeza de que é possível vencer a doença”, diz Maria Claudia Bacci, sócia-diretora da agência Bowler.