Eventos

EMOÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR

Publicado em
D’Andrea: 95% de emoção nas decisões

Mário D’Andrea, presidente do Dentsu Creative Group no país e da Associação Brasileira de Agências de Propaganda, participou na última semana do workshop Creative Link, no Japão.

Único latino-americano do grupo a realizar palestra no evento da Dentsu, ele falou a Young Creatives de toda a Ásia sobre a importância das Emoções nas decisões dos seres humanos.

O encontro de Tóquio aconteceu durante três dias, com várias conferências e avaliação de trabalhos dos jovens criativos da rede.

“Há várias fontes e livros, entre eles o “SYSTEM 1” (Unlocking the Profitable World) escrito por três nomes famosos do Design Thinking, que mostram com vários exemplos que nosso cérebro tem dois sistemas distintos. O Sistema 1, que responde de forma rápida, instintiva e emocional, e o Sistema 2, que é mais lento, racional e analítico”, explica.

Segundo D’Andrea, o fato mais interessante é que o Sistema 1 é responsável por 95% das decisões humanas, mesmo em assuntos que parecem absolutamente racionais.

“Este ano o premio Nobel de Economia foi dado ao americano Richard Thaler, com seus estudos que comprovam o enorme peso das emoções nas decisões econômicas”, continua.

D’Andrea lembra a frase de Thaler que afirma: “There’s no racional man with a strong self control – even in economic decisions”.

“Portanto, minha tese é que mais importante do que os Consumer Insights, o sucesso de uma campanha ou uma estratégia de comunicação está na medida do quanto conseguimos utilizar o que eu chamo de Human Insights, ou seja, sonhos, desejos e sentimentos”, diz.

O executivo apresentou aos jovens asiáticos de países como Japão, Austrália, New Zeland, Filipinas e Taiwan, uma série de campanhas nacionais e internacionais, algumas históricas, que tiveram como ponto inicial sentimentos bastante humanos, como Inveja, Auto Estima, o Desejo de voltar a ser criança, o Carinho pela pessoa querida, e muitos outros Human Insights.