Ação Social

APELO REPETIDO E HOMENAGEM

Publicado em

Mercedes-Benz inicia segunda fase de campanha contra incêndio de ônibus e destaca profissional

Filme de 2 minutos relata pedido de socorro do motorista Jefferson Alves da Silva após ter ônibus que conduzia incendiado por vândalos. Em apelo dramático aos bombeiros, ele conta que conseguiu tirar deficiente do veículo e por conta disso estava com graves queimaduras.

Ícone da segunda fase da campanha de conscientização da população sobre o problema, Jefferson vai batizar um ônibus da frota da empresa, através de uma placa num dos veículos que entrarão em circulação.

A campanha, criada pela Moma, começou a ser veiculada em 2015 com o conceito “Eu Uso, Eu Cuido”. Naquele ano, houve uma diminuição de ônibus queimados de 662 para 318 com relação ao período anterior.

A queima de ônibus no Brasil é uma triste realidade que provoca não apenas prejuízos financeiros, mas principalmente sociais. Entre 2004 até maio de 2017, 1.996 veículos foram incendiados no país.

A decisão de renovar apelo acontece numa época em que os números voltaram a crescer. Em 2016 foram 262 ônibus queimados, enquanto este ano, somente até setembro, 312 já havia sofrido incêndio.

“Com essa iniciativa, junto com o conceito ‘Pensando no coletivo. Pensando no futuro’, buscamos conscientizar o público sobre a importância do transporte coletivo. Queremos que as pessoas se sintam como coproprietários dos ônibus e sejam contra qualquer tipo de prática que possa atingir o usuário, em especial o incêndio”, diz Curt Axthelm, gerente sênior de Marketing de produto ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“A ideia de contar essa história não veio por acaso. Encontramos nas redes sociais da Mercedes-Benz um comentário do próprio Jefferson contando o que aconteceu naquele dia, o que serviu de inspiração para todo o trabalho”, completa Rodolfo Sampaio, sócio e vice-presidente de criação da Moma.

Criação de Guilherme Martins, Rafael de Miranda, Bruno Campanelli,Tiago Santos, Bruno Moreira e Helena Laurenti, com direção criativa de Sampaio.

Produção da PBA Cinema, com direção de Santiago Dulce, fotografia de Nixon Freire e direção executiva de Mayra Gama. Produção de Fernando Fanucchi e Nivio Alves de Souza. Som da Evil Twin Music, com produção de Andre Faria, Murilo Faria, Leandro Barduzzi e Daniel Santos. Produção digital da Tesla.