Profissionais

UM PUBLICITÁRIO NO CONSULADO

Publicado em

Andres Bukowinski, premiado diretor de comerciais da propaganda brasileira, é o novo Cônsul da Polônia no país

Andres: arte e cultura

O premiado diretor de cinema e comerciais Andres Bukowinski, nascido numa Varsóvia ocupada durante a Segunda Guerra Mundial e brasileiro por adoção e profissão, agora é o Cônsul Honorário da Polônia em São Paulo.

A sede de sua produtora ABA Filmes, fundada em 1973, na Avenida Angélica, na capital paulista, passa a ser território estrangeiro a partir de sua posse, em outubro.

Além de Brasília, onde funciona a Embaixada Polonesa e Curitiba, cidade brasileira com maior número de poloneses, São Paulo também terá novamente um consulado aberto à cultura, a arte e o atendimento de imigrantes daquele país.

A carreira do diretor começou em 1961 na Argentina, após deixar a Polônia em 1949 e viver um tempo em Londres. Foi no Brasil, porém, que ficou reconhecido com um dos diretores de comerciais mais premiados do mundo.

Ganhador do primeiro Leão brasileiro em Cannes, Bukowinski firmou uma sólida parceria com Washington Olivetto, através da qual dirigiu 400 comerciais da Bombril com o ator Carlos Moreno.

Em seu portfólio, tem mais de 3 mil filmes publicitários, sendo 2 mil e 500 no Brasil e outros 500 ainda na Argentina. Sua obra também inclui os famosos comerciais do Banco Bamerindus e o premiadíssimo filme “Hitler”, para Folha de S.Paulo, que compõe a relação dos 100 Melhores Comerciais de Todos os Tempos no Mundo.

No ano 2000 dirigiu mais de 60 comerciais para o mercado polonês e no mesmo ano, no Festival de Cracóvia na Polônia, recebeu o prêmio especial “Tytan” como o Diretor Polonês mais premiado pelo conjunto de sua obra.

Além de seus 25 Leões de Cannes, Bukowinski ganhou troféus nos mais importantes festivais internacionais e foi 12 vezes premiado no “Profissionais do Ano”, da Rede Globo.

Com apoio da esposa Lisete Laghuetto, produtora e sua sócia na ABA Filmes, Andres pretende trabalhar pela divulgação de sua pátria de origem, especialmente nos campos da arte e cultura.

Em 2014 ele lançou seu livro “Uma Vida em Mais de 3 Mil Filmes”, biografia escrita pela jornalista polonesa Aleksandra Pluta.