Ação Social

NÃO DEIXEM O TEMA MORRER

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Nem deixem a luta acabar. Até o final de setembro o “Amarelo” personifica a prevenção ao suicídio

Mais de 1,2 milhão de menções ao assunto “Suicídio” foram registradas nas redes sociais somente nos meses de abril e maio deste ano. Maior parte referentes ao jogo “Baleia Azul” e à série “13 Reasons Why”.

Crime virtual ou entretenimento de mau gosto, o importante é que esses temas contribuíram para o alarmante aumento dos números de suicídio no Brasil e no mundo.

Instituído em 2003 pela Organização Mundial de Saúde e Associação Internacional para a Prevenção ao Suicídio, o Dia Mundial da ação ganhou em 2015 uma versão nacional por iniciativa do Centro de Valorização da Vida, com apoio do Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria.

O nosso Setembro Amarelo, cor que representa a luta contra o ato de tirar a própria vida, visa diminuir o altíssimo índice de um suicídio a cada 45 minutos no Brasil, que concede ao país o vergonhoso 8º lugar no tenebroso ranking mundial sobre o tema.

Bob: tema delicado

Engajada na luta social contra preconceitos, injustiças e doenças mortais através da ação “Comunica Que Muda”, a agência nova/sb incluiu o tema em seu voluntário trabalho.

Um extenso dossiê sobre o assunto procura apontar razões que levam um grande contingente de pessoas, boa parte de jovens, ao ato extremo. E se depressão sempre foi apontada como fator principal de suicídios, isso se agravou com a disseminação do jogo da Baleia Azul e o estímulo da série da Netflix.

Se no Brasil os idosos ainda são maioria nas taxas de suicídio, o crescimento entre os jovens também é preocupante. Objetivo da ação é não esconder o fato, mas falar muito sobre ele como orientação e prevenção.

Bob Vieira da Costa, presidente da nova/sb, falou ao Blog sobre o assunto:

Dentro do Comunica que Muda esse é o tema mais alarmante tratado pela agência?

Mais alarmante pela delicadeza do tema. Mas o assunto que mais nos chamou a atenção e que mais repercutiu foi a Intolerância, com abordagens sobre raça, gênero, idade, aparência, xenofobia e religião.

Esse é um trabalho voluntário e social. O que a nova/sb espera como retribuição a esse esforço?

É um trabalho de entendimento da nova/sb do comportamento da sociedade em temas de comunicação de interesse público no ambiente digital. É fundamental para uma agência como a nossa entender a dinâmica das redes. Usamos esse conhecimento para os nossos jobs.

Embora esclarecedor, o dossiê não chegou acompanhado de campanha publicitária. Há a ideia de se divulgar ainda mais o assunto em rede aberta de TV, rádio, etc?

Há um volume significativo de produções para todos os temas: descriminalização da maconha; intolerâncias, mobilidade, lixo e agora suicídio feitas pela equipe do Comunica Que Muda e nova/sb no Facebook, Instagram, Twitter e Blog. São posts, filmes e enquetes.

TEATRO REAL

Convidados para um suposto teste de elenco, atores foram atraídos a um teatro para falar sobre depressão. Não sabiam, mas estavam sendo testados sobre seu conhecimento sobre a doença, principal causa de suicídios.

Ação da agência Little George para o CVV e apoio da Pfizer acabou virando uma campanha digital de conscientização sobre a doença.

A criação é de Gabriel Araújo, Rodrigo Ramgrab e Anderson Borges, com direção criativa de Araújo, produção da Vapt Filmes com direção de Alexandre Sorriso.

 

Teste de Coragem from Alexandre Sorriso on Vimeo.