Televisão

A BADERNA QUE ATRAVESSA SÉCULOS

Publicado em

No ano em que gravou “Quando o morcego doar sangue”, Bezerra da Silva já cantava o pessimismo do povo brasileiro com relação à corrupção estabelecida no país.

Em 1990, o samba de Cosme Diniz e Rosemberg já falava de propina e da baderna generalizada na política nacional. Mais atual do que nunca, a canção é o tema da nova série “Filhos da Pátria”, que a TV Globo lança em setembro.

Com todos os capítulos já disponíveis na plataforma Globo Play, a trama é vivida no século XIX, com a baderna já estabelecida. Sob a ótica dos Bulhosa, uma típica família de classe média da época, a série tem redação final de Bruno Mazzeo e direção artística de Mauricio Farias.

Carregada de crítica e humor, a série faz uma interpretação, com humor e crítica de como tudo o que vivemos e passamos atualmente teve início, resumindo o refrão “Para tirar o país dessa baderna, só quando o morcego doar sangue e o saci cruzar as pernas”.

Criada pela diretora de Comunicação da Globo, a abertura da atração segue a mesma linha, mantendo o clima de humor crítico. Com ilustrações exclusivas, a apresentação de “Filhos da Pátria” mostra que o jeitinho brasileiro e a malandragem vêm desde a época do Império

Ilustrações do artista Rodrigo Borges retratam situações que sempre revelam algo de errado e bagunçado no país. Tendo como referência documentos, selos e cédulas antigas, o estilo das ilustrações é uma mistura entre realista e gráfico.

Num trabalho de três meses, as ilustrações passaram por um processo de composição gráfica para montagem e receberam um tratamento para que parecessem documentos reais envelhecidos, desde as cores até detalhes amassados.

O elenco conta com nomes como Matheus Nachtergaele, Marcos Caruso, Jéssica Ellen, Serjão Loroza, Flávio Bauraqui, Leticia Isnard, Karine Teles, Saulo Laranjeira, Adriano Garib e Felipe Rocha.

Criação de Alexandre Romano e Eduardo Benguelê, com direção criativa de Sergio Valente e Mariana Sá. Direção do vídeo de Alexandre Romano,  com efeitos visuais de Felipe Lobo e Valerycka Rizzo.