Ação Social

AÇÃO PROPORCIONA EXPERIÊNCIA EM PRISÃO

Publicado em

Em parceria com ONGs que lutam para tornar o sistema mais justo, a J.Walter Thompson criou uma ação com o tema “Encarceramento em massa não é justiça”. Após uma experiência com realidade virtual realizada num shopping de São Paulo, documentário mostra a reação das pessoas diante do problema.

O vÍdeo relata a saga de cerca de 40% dos presos brasileiros que estão em regime provisório, ou seja, seguem encarcerados mesmo sem condenação e vivendo em condições sub-humanas.

A ação tem a assinatura da Rede Justiça Criminal, um coletivo que reúne entidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.

A experiência, denominada “Realidade Visceral”, foi desenvolvida pela JWT em parceria com a produtora Vetor Zero. Pessoas usando um óculos de realidade virtual foram transportadas para dentro de uma cela superlotada, para interagir com os presos em uma simulação absolutamente fiel.

O documentário está sendo veiculado nas plataformas digitais da Rede Justiça Criminal e retrata reações emocionadas das pessoas durante a experiência e, principalmente, após a retirada dos óculos, ao se depararem com o protagonista do filme, Emerson Ferreira, um egresso do sistema prisional em cuja história toda a narrativa da ação foi baseada.

Objetivo é fazer com que as pessoas impactadas assinem uma petição online que propõe o debate de temas como Audiência de custódia, Liberdade Imediata após cumprimento da Pena, Prisões superlotadas e Direito de Detentas.

Criação de Gustavo Soares, Erico Braga, Felipe Porto, Filipe Rosado e Paula Bustamante, com direção executiva de Criação de Humberto Fernandez e direção geral de Ricardo John e Rodrigo Grau.

Direção de cena de Coi Belluzzo e Luiz Evandro, com fotografia de Luiz Maximiliano. Som da Satélite Áudio.