Entrevista

DE CARONA NA PAIXÃO NACIONAL

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BIC aproveita início do Brasileirão e lança linha de isqueiros colecionáveis com escudos de times de futebol

Cação: atingir 100 milhões de torcedores apaixonados

A partir de experiência bem sucedida em parceria com o Paris Saint Germain, a BIC lançou no Brasil a linha de isqueiros colecionáveis com o tema Futebol, aproveitando o início do campeonato nacional.

Inicialmente, a empresa assinou contrato com 11 dos 20 clubes que disputam a Série A do esporte no país para apresentar a sua série “Paixão por Futebol”.

Assim como no mercado de canetas, a BIC também é líder na fabricação e venda de isqueiros no Brasil.

Cada um dos times que entraram na coleção terá oito artes exclusivas dos modelos mini do produto, que serão atualizadas periodicamente.

Para falar sobre essa investida da empresa no tema Futebol, Emerson Cação, diretor de Marketing da BIC respondeu ao Blog:

Esse lançamento integra projeto de investimento publicitário da BIC Brasil ainda dentro das comemorações dos 60 anos da empresa no país?

O projeto BIC Paixão por Futebol é parte da estratégia de marca que desenvolvemos para a categoria de isqueiros este ano. Temos o objetivo de buscar uma melhoria constante e inovações que traduzam nossa posição como líderes de mercado. Com isso, trouxemos mais modernidade à linha de Isqueiros, abordando um tema que está presente no nosso dia a dia, assim como os produtos da nossa marca, e é paixão nacional.Com esse lançamento, oferecemos novas opções aos consumidores, além de atingir, ao menos, 100 milhões de corações apaixonados por futebol.

Qual a posição da BIC no mercado de isqueiros? Há muita concorrência de produtos piratas?

A BIC é líder no mercado de isqueiros, além de ser sinônimo de categoria e número 1 em preferência dos consumidores. O mercado sabe que com isqueiros não se brinca. Como líderes no segmento, segurança e qualidade são fundamentais para a empresa. Por isso, nenhum dos nossos produtos sai da fábrica sem ter passado em 100% dos testes e, por isso, são considerados os mais seguros do mundo, certificados pelo ISSO 9001, ISSO 14.001 e ISSO 9994. Atualmente vemos uma queda na importação de produtos ilegais, refletindo, também, no volume de isqueiros apreendidos e destruídos pelo IPEM. Desde 2013, a BIC firmou uma parceria com o Instituto para auxiliar nesse processo de apreensão e destruição de isqueiros falsificados, além de se unir ao Grupo de Proteção à Marca.

Essa nova linha teve um investimento adicional por utilizar os símbolos de clubes de futebol? Qual a porcentagem do pagamento de royalties dentro da verba total do projeto?

Trata-se de uma informação confidencial, mas a BIC firmou parcerias com os 11 times de futebol para gerar valor para todos, aos consumidores, clientes, clubes e à própria empresa.

 Os valores repassados aos clubes são variados? Eles receberão porcentagem de venda pelo volume de cada um comercializado?

Os contratos são confidenciais, mas, mais uma vez, foram pensados e construídos a fim de gerar valor à todas as partes envolvidas.

Que tipo de comunicação publicitária será realizada para levar ao público conhecimento da linha?

Nossa estratégia de comunicação ao público é pautada nas plataformas digitais, em ações internas para os nossos colaboradores e no lançamento à imprensa. Simultaneamente à ação de endomarketing que fizemos, lançamos a comunicação no digital, informando aos consumidores o lançamento da linha Paixão por Futebol e os times envolvidos no projeto. Aproveitamos o início do Campeonato Brasileiro, momento em que o assunto futebol vem ainda mais à tona. A linha traz, também, embalagens diferenciadas, que saltam na gôndola e dão destaque à novidade. Atrelado à diferenciação no ponto de venda, temos uma estratégia de comunicação voltada aos clientes e lojistas.