Polêmica

BB CANCELA LICITAÇÃO EM DEFINITIVO

Publicado em

Apesar do vazamento de resultado, instituição cancela processo por conflito de interesse

Um dos integrantes da subcomissão técnica do processo de licitação da conta de R$ 500 milhões da instituição, indicado por órgão externo, não declarou conflito de interesse. Ao contrário, assim como os outros, assinou declaração de inexistência de conflito.

Investigações internas, porém, identificaram esse fato. O processo está suspenso desde 25 de abril, quando o jornal Folha de S.Paulo publicou anúncio cifrado, antes da divulgação do resultado, revelando que a agência MultiSolution seria a principal vencedora do processo, o que foi confirmado. (Veja matéria do Blog)

Segundo o banco, não foi possível comprovar vazamento ou favorecimento. Porém diante das evidências de conflito de interesse, decidiu cancelar nesta sexta-feira (12) sua concorrência de publicidade.

Além da MultiSolution, nova/sb e Z+ haviam ganhado o direito de dividir a verba. Heads e Ogilvy se classificaram respectivamente na 4ª e 5ª posições, credenciadas a serem habilitadas caso um ou duas vencedoras fossem desclassificadas.

O BB informou, entretanto, que ainda não se decidiu como vai proceder para eleger as três agências que atenderão sua conta de comunicação publicitária após o cancelamento. Atualmente, Master e Lew’Lara/TBWA dividem a verba e podem ganhar tempo adicional de trabalho até a solução do caso.

Ainda segundo a instituição, o cancelamento da licitação visa evitar recursos administrativos ou judiciais que poderiam impedir a conclusão da concorrência, além de preservar a sua imagem.

Finalizando o comunicado, o Banco do Brasil prometeu divulgar oportunamente novo edital, quando implementará recomendações da auditoria para aprimoramento do processo.