Tecnologia

MAIS UM APP MUSICAL PUNE INFRATORES

Publicado em

Quinto país entre os recordistas mundiais de mortes no trânsito, atrás apenas de Índia, China, Estados Unidos e Rússia, o Brasil ganha mais um dispositivo que visa alertar motoristas sobre excesso de velocidade.

O tema tem inspirado a publicidade e ao lado do “Multa Sonora”, já registrado neste Blog, o novo aplicativo “Speed-O-Track”, criado pela Dentsu para a Arteris, utiliza recursos de smartphones para denunciar a infração de trânsito e punir motoristas.

O projeto se baseou no evento “Década de Ação pela Segurança no Trânsito” instituída pela ONU. Segundo a Organização Mundial da Saúde, em todo o mundo, cerca de 1,3 milhão de pessoas morrem vítimas de acidentes a cada ano, enquanto a quantidade de feridos chega a 50 milhões.

E como um dos maiores fatores de risco é a velocidade excessiva ou inapropriada nas vias, surgiu a ideia da agência para seu cliente Arteris, concessionária de rodovias brasileiras.

O app para smartphones “Speed-O-Track” utiliza tecnologia do Spotfy e do Google Maps, que proporcionam a aceleração da rotação da música exibida no mesmo ritmo empreendido pelo motorista em relação à velocidade do automóvel. A música volta ao ritmo normal quando o veículo estiver dentro da velocidade permitida.

Disponível para Android e IOS o app vai funcionar apenas para assinantes Premium do Spotfy e também tem “cheirinho” de Leão.

“Trata-se de um alerta diferenciado e melhor percebido pelo condutor, já que chama rapidamente a atenção do motorista e o alerta sobre o excesso de velocidade por meio da própria música em ritmo acelerado, ao contrário de mensagens sérias e pouco interessantes que normalmente são utilizadas quando o assunto é Segurança no Trânsito”, diz Mario D’Andrea, presidente e CCO da Dentsu Brasil.