Mercado

GRUPO ESTADO LANÇA CLUBE PALADAR

Publicado em
Pestana e Kleiman: novas experiências

Com expectativa de conseguir 10 mil associados até o final deste ano, o Estadão lança através de sua área de Novos Negócios, em parceria com a Grand Cru, o Clube Paladar, inicialmente focado no mercado de vinhos.

A iniciativa vai operar no sistema e-commerce por meio de loja virtual com programa de assinatura mensal e objetiva atuar no segmento enogastronomico com informação de credibilidade e seleção especializada. Além dos itens, todos os assinantes receberão mensalmente uma revista exclusiva sobre esse universo.

A proposta do Clube Paladar segue uma tendência internacional. O jornal norte-americano “The New York Times”, por exemplo, também tem um clube de vinhos e passou a comercializar ingredientes das receitas que são apresentadas em seu portal “NYT Cooking” de gastronomia.

O consumidor poderá comprar vinhos na loja virtual ou assinar os planos oferecidos para receber em casa os rótulos do plano escolhido mensalmente. O assinante também poderá se informar sobre a origem e história do produto com a segurança de ser assistido por uma equipe de especialistas em vinhos. Segundo Luciano Kleiman, CEO da Grand Cru, “todos os meses será levada aos clientes do Clube Paladar uma nova experiência, que vai ajudá-los a descobrir mais sobre o mundo dos vinhos”.

“Começamos pelos vinhos porque é um dos segmentos mais fascinantes. São milhares de opções, cada uma com sua especificidade o que por si só já justifica um grande trabalho de curadoria, que é uma das principais funções de um clube de vinhos. Além disso, é um mercado que cresce de forma consistente no Brasil e tem um potencial gigante de crescer ainda mais”, explica Flavio Pestana, diretor-executivo comercial do Grupo Estado.

Conforme pesquisas internas do grupo, o consumidor quer saber mais sobre os produtos e quer aprender sobre temas gastronômicos. Um grande inibidor da escolha de vinhos no Brasil, por exemplo, é o desconhecimento sobre o produto.  A média brasileira está muito abaixo de outros países. Enquanto no Brasil se consome 2 litros por habitante por ano, na Argentina são 40 litros e na França, 60 litros.

Além da loja virtual, o site Clube Paladar proporciona acesso a vídeos com entrevistas, receitas, degustações e visitas a vinícolas. O universo enogastronomico do Estadão inclui conteúdo no caderno Paladar, revista Clube Paladar, site e TV Clube Paladar, no Youtube.