Ação Social

CAMPANHA MUDA LEI EM PORTUGAL

Publicado em

Uma ação de guerrilha criada pela Havas Portugal em abril de 2016 apresenta importante resultado quase um ano depois. O governo acaba de aprovar mudança na lei de acessibilidade, penalizando motoristas que estacionam seus carros sobre calçadas e passeios para pedestres.

Na verdade, o costume conhecido como “Estacionar à Portuguesa” prejudicava também e principalmente os 900 mil portugueses portadores de deficiência motora e que se utilizam de cadeira de rodas.

Assinado pela Associação Salvador, o vídeo “Bati no seu carro”, criado por Paulo Pinto e José Vieira, da Havas, e produzido pela Krypton Filmes com direção de Francisco Neffe, com seus 10 milhões de views e 10 mil compartilhamentos em todo mundo, cumpriu sua missão.

Na peça, câmeras escondidas em local de grande movimento em Lisboa, captavam veículos estacionados irregularmente, em cujos parabrisas era colocado um bilhete com pedido de desculpas pela avaria de uma batida, e um telefone para contato.

Ao ligar para o número, quem aparecia era um cadeirante, explicando que bateu no carro por não ter seu espaço de locomoção respeitado, deixando constrangidos os motoristas infratores.

Além das visualizações, o vídeo correu o mundo em noticiários de TVs de todo o mundo e ajudou a conscientizar as pessoas sobre a irregularidade prejudicar quem tem dificuldades para se locomover.

A mudança da lei de estacionamento em calçadas também mudou a mentalidade de 6 em cada 10 portugueses, que admitiram à época do vídeo, que utilizavam desse expediente ao não encontrar uma vaga disponível nas ruas da capital portuguesa.