Ação Social

FUTEBOL ENDOSSA RECADO A PAUL

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Foto: Daniel Augusto Jr /Agência Corinthians

Com 165 mil visualizações, um post no Facebook manda recado a Paul McCartney pedindo sua adesão à campanha de doação de órgãos no Brasil, país onde 30 mil pessoas esperam por um novo coração.

Ação da Leo Burnett Tailor Made, que atende a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, entidade que abraçou a causa, levou a mensagem ao futebol.

Em partida contra a Ponte Preta pelo Paulistão, neste domingo(12), com transmissão da TV Globo, o Corinthians jogou com a hashtag #Sing4LifePaul em sua camisa.

A reivindicação é que McCartney grave um vídeo com sua canção “Live and Let Die” invertida, com a frase “Die and Let Live”, incentivando as pessoas a aderirem à campanha.

A estratégia começou a partir de um post de José Roberto Paz, o Keke, um brasileiro que há um ano teve sua vida salva por um transplante de coração.

Conforme ele diz em seu depoimento e no pedido ao famoso integrante dos Beatles, a doação de órgãos ainda é muito pequena no Brasil diante do número de pacientes que esperam o procedimento.

“Paul tem milhões de seguidores nas redes sociais e é um influenciador desde sempre. Nosso pedido é que ele grave um vídeo cantando a nossa versão da clássica canção “Live and Let Die”, do Paul McCartney & The Wings, para dar a dimensão e importância para o assunto. Queremos que as pessoas se sintam incentivadas a tornarem-se doadoras de órgãos”, diz Roberto C. Manfro, Presidente da ABTO.

Entre 2015 e 2016, o Brasil registrou aumento de 3,5% nas doações, atingindo 14,6 doadores por milhão. Embora o resultado seja positivo, houve leve redução na recusa familiar no país, o que ainda mantém alto o índice de rejeição. Atualmente, 43% das famílias brasileiras entrevistadas não autorizam a doação dos órgãos.