Ação Social

NA GARRAFA, O MAR PEDE SOCORRO

Publicado em

Mil garrafas com mensagem de socorro assinada pelos oceanos e os peixes levam às pessoas a indignação pelo descaso com que o governo brasileiro vem tratando o problema da pesca predatória.

Desde 2011 não se coleta neste país dados sobre a pesca, o que libera o tipo da atividade, as embarcações e a quantidade de peixe que se retira dos mares.

A ideia da mensagem é a base de campanha que a ONG Oceana lança nesta quarta-feira (14) em Brasília, criada pela agência Escala.

O objetivo é enviar um abaixo assinado através de e-mail, twitter e facebook ao governo. São necessárias milhares de assinaturas para que haja uma reação oficial e a decisão de se controlar uma riqueza nacional.

As garrafas que submergiram em uma praia impactaram e indignaram as pessoas, mesma reação que se espera do público através do filme “OceanoPedeAjuda“.

Criação de Flávio Waiteman, Renan Bulgari, Daniela Andrade, Joathan Jamilton. Produção da Atelier de Recife, com direção de cena de Marcelo Correa e som da Jamute;

A Oceana é uma organização não governamental que trabalha com a proteção dos oceanos em todo o mundo.

“Essa é uma atividade que não precisa licenciamento ambiental ou análise de risco. Precisamos, no mínimo, ter dados confiáveis sobre essa atividade para viabilizar uma gestão adequada. Estamos explorando a vida marinha às cegas, justifica Monica Peres, bióloga marinha e diretora-geral da Oceana no Brasil.

“Os peixes e outros animais marinhos são nosso bem comum. Cuidar deles é um dever de todos, mas cabe ao governo estruturar um sistema adequado e transparente de informações para subsidiar o manejo da pesca”, completa.

As mensagens aos ministros Blairo Maggi, da Agricultura, e José Sarney Filho, do Meio Ambiente, poderão assinadas e enviadas pelo próprio Facebook, pelo Twitter ou pelo hotsite exclusivo da ação.