Ação Social

UM REFUGIADO PARA O SEU NATAL

Publicado em
Olga Yavo, da Costa do Marfim

O brasileiro que quiser comemorar o Natal de uma forma diferente, praticando uma ação social e recebendo em troca uma experiência de vida e um prato típico, é só convidar um dos 8 mil refugiados legais ou 28 mil ainda não reconhecidos que vivem no país.

Isso é possível através do site “Meu Amigo Refugiado, parte do projeto criado pela agência NBS e Posterscope Brasil, empresa de OOH do grupo Dentsu Aegis.

Um vídeo mostra algumas dessas pessoas e suas histórias e motivos que as levaram a deixar suas nações e pedir abrigo aqui no país, onde esperam se integrar à sociedade.

Quem participar do projeto e convidar um refugiado para o Natal da sua família, poderá trocar informações culturais e provar uma comida típica diferente na ceia.

“A ideia de mostrar quem são essas pessoas é gerar empatia. Quando um brasileiro conhece a história de um refugiado de perto, percebe que é uma pessoa igual a ele, que tem uma profissão, uma família e muitos talentos. É isso que quebra o preconceito e abre muitas portas para eles”, diz Jonatan Berezovsky, fundador do Migraflix, ação social que promove a integração de refugiados e imigrantes.

Criação de André Havt, Bernardo Cople, Bob Ferraz e Mila Zindeluk, com direção criativa de André Lima, Carlos André Eyer e Marcelo Noronha. Produção da BR Cinema, com direção de cena de Bruno Rodrigues e áudio da Satélite.