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A IDEIA EM PRIMEIRO LUGAR, MESMO.

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Grand Prix do Film Lions 2016

Com “Shoplifters”, para a rede Harvey Nichols, a inglesa Adam&Eve DDB, de Londres, mostrou que para conquistar o Grand Prix do Film Lions o que vale, de verdade, é a ideia. A mesma agência, com filme para o mesmo cliente, também havia ganho o GP da área de Films do Cannes Lions 2014 com “Sorry, I spent it on Myself. Se aquele de dois anos atrás tinha jeitão de comercial tradicional, mesmo que sob uma grande ideia, o vencedor neste 2016 tem produção simples, com imagens de câmera de segurança e figuras de desenho animado substituindo o rosto de quem rouba peças da loja. Uma forma divertida e inteligente de divulgar seu aplicativo do programa de fidelidade. Entre 1953 e 91, o Grand Prix de Film foi o único prêmio máximo do então Festival Mundial de Publicidade de Cannes. Nos últimos 24 anos, quando o evento se ampliou para mais de 20 áreas e categorias, o melhor comercial, porém, nunca deixou de ser um dos prêmios mais importantes da competição. É verdade que o último ganhador com cara e focinho de comercial tradicional data de 2011, quando “Write the Future”, da Wieden+Kennedy para Nike e direção impecável do mexicano Alejandro Inãrritu, ganhou o GP da área. De lá para cá,  a cara do Film Lions mudou. Em 2012, uma animação de 2 minutos e 20 segundos, “Back to the Start”,  da norte-americana Creative Artists, de Los Angeles, foi eleita GP com 6 milhões de views no Youtube. O desenho animado da rede de lanchonetes Chipotle, que enaltece produtos orgânicos, provavelmente só apareceu na TV em reportagens sobre sua conquista. Em 2013 venceu trabalho da Pereira & O’Dell de San Francisco, agência do brasileiro PJ Pereira, com vídeo de 2 minutos retirado da webserie “The Beauty Inside”  para Intel Toshiba.  E no ano passado, consagrando o Brasil, que pela primeira vez conquistou o cobiçado Grand Prix do Film Lions, a obra de 2 minutos “100”, da F/ Nazca para Leica, consolidou o conceito de que a ideia, em primeiro lugar, deve prevalecer na comunicação publicitária dos dias atuais.