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SEJA DIFERENTE COM UM CITRÖEN

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O comercial “Slow Motion”, que lança o novo Aircross da Citröen, deveria ter o compromisso de resumir em 1 minuto ou na versão de 30 segundos, toda a filosofia da marca para apresentar o modelo. Mas os tempos mudaram, o mercado e o consumidor também. Hoje, o filme é apenas parte de um processo muito maior. A partir de pesquisas realizadas pela montadora, a mídia eletrônica convencional deixou de ser o seu principal canal de divulgação. Nos últimos 3 anos, o setor de automóveis no Brasil diminuiu de 3,6 milhões de veículos vendidos para 1,9 milhão. Só em 2015, esse mercado registrou um decréscimo maior do que 20%. Mesmo assim, o segmento específico de SUVs cresceu 21,3% e é aí que a Citröen decidiu investir e apostar no país com sua maior campanha do ano. Criada pela Havas Brasil, a estratégia de marketing, porém, tem que atender as conclusões da fábrica sobre comunicação. Conforme explicou Alexander Greif, diretor de Marketing Digital, até a geração da faixa superior a 60 anos já declara que sua principal fonte de informação é a Internet. Ou seja, esse é o caminho para atingir os novos consumidores, o público que vai comprar carro nos próximos anos. Assim, se em 2013 a TV aberta ficava com 67% da verba publicitária da marca e o universo digital só com 11%, esse quadro se inverteu este ano. O novo Aircross terá 60% do investimento dirigido ao ambiente digital, a TV aberto só 17% e a Pay TV 41%. Revistas e jornais, a mídia impressa em geral, perdeu completamente a importância para a montadora. “O retorno é zero”, concluiu Greif. Paulo Stoli, diretor geral da Citröen no Brasil, informou que essa é a primeira campanha após a mudança de postura da marca, que assume o “Compromisso Citröen”. Nuno Coutinho, diretor de Marketing, lembrou que a assinatura “Créative Technologie” permanece, mas o slogan muda para “Be different, feel good”. Foi nesse cenário que trabalhou Célio Salles, diretor de Criação da Havas para produzir a nova campanha 360º para a nova versão do modelo surgido em 2010. E embora a estratégia inclua também anúncios e cartazes, o foco é totalmente digital, até com um filme clicável para a Internet a ser lançado durante o fligth de lançamento do veículo. Criação de Cristian Firmino, Felipe Araujo, Otavio Mastrogiuseppe e Raul Torres, em colaboração com os profissionais Juan Vitureira e Emmanuel Nogueira, da Havas Argentina. Direção criativa de Salles e Vitureira, e direção geral de Rodrigo Corbari e Marcelo Waintraub. Produção da YourMamma Films, com direção de Richard De Aragués e fotografia de David Procter. Pós Produção da Cherry Cherry VFX e áudio da Comando S.

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