Mercado

GRUPO ABC CONCENTRA APPs DE TÁXI

Publicado em
Alcir, Pilo e Matias, da Easy: foto Sergio Prado

A carioca Easy Taxi, pioneira no país, decidiu profissionalizar sua comunicação ao entregar sua conta publicitária à DM9 DDB. Autodenominado maior aplicativo de serviço de táxi da América Latina, a empresa inicia nova fase de concorrência contra a 99Taxis “dentro de casa”. É que sua principal adversária, que se considera a maior do Brasil, é cliente da Africa Zero, também agência do grupo ABC. E embora sem ter oficialmente uma agência, o Uber, serviço alternativo de transporte, que frequenta o mesmo público-alvo, utilizou os serviços da Pereira&O’Dell, da mesma holding, no final de 2014. A empresa, porém, até agora não se arriscou no mundo explícito do marketing, pelo menos enquanto enfrentar resistência dos motoristas credenciados pelo poder público. A Easy Taxi, lançado oficialmente em abril de 2012, surgiu quase um ano antes durante um evento de startups, no Rio de Janeiro. A concorrente 99Taxis apareceu em agosto daquele ano e ambas disputam a liderança por downloads e chamadas mas concentram 95% dos pedidos por telefone celular. Tanto uma quanto outra, que operam um dos Apps mais inovadores, úteis e funcionais dos dias atuais, atuam com recursos de fundos internacionais, que apostam no potencial do mercado brasileiro. A Easy teve entre 2012 e 2014 um aporte de R$ 170 milhões de fundos como o Alemão Rocket Internet, o russo Phenomenen Ventures e o iMena, dos Emirados Árabes Unidos. Em 2015, a 99Taxi recebeu R$ 5 milhões do fundo norte-americano Tiger Global Management e aportes do Qualcomm Ventures, dos Estados Unidos, e do brasileiro Monashees. “Hoje começamos uma desejada parceria com a DM9. Temos uma grande expectativa de realizar um trabalho que surpreenda o mercado e a certeza que estamos com o parceiro correto”, dizem Jorge Pilo e Fernando Matias, Co-CEOs da Easy Taxi. Por seu lado, os co-presidentes da agência, Alcir Gomes Leite e Paulo Queiroz, apostam no potencial de crescimento da marca.