Entrevista

UM ÚNICO MERCADO DE AGÊNCIAS

Publicado em
Puga: maturidade da Internet

Igor Puga, ex-sócio da ID\TBWA e que assume na próxima semana o comando da área Interativa da DM9, fala ao Blog sobre esse movimento de profissionais especializados no Digital, entre postos de direção em grandes agências e sociedade em empresas específicas. Como Chief Interactive Officer o profissional completa o quadro de liderança da agência da DDB no Brasil.

As agências tradicionais, que já trilharam esse mesmo caminho de criar áreas digitais, hoje voltam a investir em profissionais especializados. Qual a diferença entre as duas fases?

A diferença é a maturidade da Internet e das agências. Está mais claro o que efetivamente é o trabalho digital e como uma empresa de comunicação pode e deve contribuir com seus clientes. Além de ficar evidente limites e espaços existentes, não há mais a angústia de perceber que o digital é uma atividade descartável e perecível, onde estruturas e verdades conceituais tem pouco prazo de validade.

Tua geração iniciou na publicidade pela plataforma digital. Onde estão hoje os principais profissionais da área? Ainda nas agências digitais ou nas offline?

Não entendo muito como um movimento lá ou cá. Acho que existe um caminho irreversível de integração. Estamos caminhando para uma interatividade transversal em todos os meios de comunicação. Agências tradicionais conseguirão fazer isso, sem dúvida. Algumas agências digitais também vão conseguir invadir a gestão de meios tradicionais por sua capacidade de execução interativa. Vamos todos nos encontrar lá na frente num único mercado de agências.

Você acredita que uma das razões das agências apostarem no digital é o fato de que com trabalhos específicos se habilitam a conquistar as contas inteiras de grandes anunciantes?

Acho que sim, sem dúvida. Se não na possibilidade de ganhar, mas de manter. É um processo de blindagem e de prospecção simultâneo. Dependerá da maturidade digital de cada cliente e das oportunidades de mercado.

Tua presença no board executivo da agência é um indicador de que a área digital entrou definitivamente no portfólio de trabalho das grandes agências tradicionais?

Acho que a entrada no portfólio é muito anterior ao significado na minha presença no board. Acho que a oportunidade que me foi dada reflete a inquietude da DM9 em lidar sempre de uma forma diferente com os novos desafios. O digital é transversal, atua com especificidade técnica e aporte de conhecimento na criação, na mídia, no atendimento e no planejamento das áreas de produção.