Livros

PRESIDENTE DA ABA ESTREIA NA LITERATURA

Publicado em
Ciaco: olhar clínico e participativo

O primeiro livro de João Batista Ciaco, presidente da ABA e diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat, trata dos mecanismos da linguagem que permitem a construção de um discurso inovador na comunicação publicitária. “A Inovação em Discursos Publicitários”, publicado pela Editora Estação das Letras e Cores, é resultado de um olhar clínico e participativo do executivo. Ele analisa a publicidade da indústria automobilística dos últimos anos e constrói um caminho que conecta a semiótica e o marketing, apresentando novas abordagens para os conceitos de cross media e multimeios. “Esse trabalho é fruto do anseio em buscar novos olhares sobre o mercado em que atuo”, diz Ciaco. A obra será lançada no próximo dia 6 de novembro, às 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo. Graduado em engenharia e administração de empresas, com pós-graduação em marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ciaco também é mestre em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e doutor em comunicação e semiótica pela PUC-SP. Em 2012 foi o jurado brasileiro na categoria Creative Effectiveness no 59th Cannes Lions International Festival of Creativity e no New York Festivals. Em 2013 foi o presidente do júri de Efetividade Criativa do FIAP (Festival Iberoamericano de la Publicidad).