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MARKETING: RESPEITO, OUSADIA E IDÉIA

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Zurita, Ciaco e Doria: palestras finais e resumo

Respeitar a competitividade, os valores do consumidor, entender comportamentos e diversidade, não ter medo de ousar e privilegiar a ideia foram os pontos destacados por João Doria Jr, presidente do grupo Doria e do Lide (grupo de Líderes Empresariais) ao final do ciclo de palestras do 3º Fórum de Marketing Empresarial realizado neste final de semana no Sofitel Jequitimar Hotel do Guarujá. Esses itens foram anotados por Doria Jr ao longo das exposições realizadas por importantes empresários e dirigentes ao longo deste sábado (18). As duas últimas palestras foram do presidente do Conselho da Nestlé, Ivan Zurita, e do presidente da ABA e diretor de Marketing da Fiat, João Ciaco. Em sua apresentação, Ivan Zurita lembrou que a Nestlé foi a primeira companhia a criar o serviço de atendimento ao consumidor no Brasil. Esse serviço, disse, recebe atualmente mais de 10 mil ligações por dia além do também pioneiro atendimento via SMS. Falando sobre o tema “Produtos que devem surpreender e fidelizar clientes”, explicou que a fidelidade à uma empresa ocorre por meio das atitudes dela perante o mercado, através de uma atuação transparente, seja em momentos de crise como no sucesso. A respeito de produtos, citou o Leite Moça, lançado há 90 anos e que até hoje tem a cara da companhia, continuando jovem e vendendo sete latas a cada segundo. Citou também o Café Duo Grão, motivo de premiação da empresa no prêmio Lide em Inovação, como um acompanhamento do mercado, atendendo a expectativa do consumidor. Como disse, uma mudança radical no comportamento do consumidor provocou o lançamento de produtos da linha de bebidas prontas Nestlé Fast. “Atualmente, 20% dos paulistanos moram sozinhos”, justificou. Já João Ciaco, jurado brasileiro no Creative Effectiveness de Cannes este ano, apresentou ao público do 3º Fórum de Marketing Empresarial, os cases mais interessantes que avaliou em seu trabalho naquele festival. Começou pelo Grand Prix da área, a campanha “Até os anjos cairão”, do desodorante Axe, da Unilever, criado pela agência BBH de Londres. Ele enalteceu não só a ideia brilhante e a rica produção, mas, principalmente, a estratégia, já que o trabalho foi veiculado em nada menos do que 100 países e por essa razão teve que ter o cuidado de respeitar os mais diferentes valores, sem perder sua eficácia. Ciaco também citou cases que utilizaram diferentes mídias para chegar ao público-alvo, lembrando que atualmente não é mais tão simples encomendar trabalhos diferentes a empresas de atuação diferenciadas. “Hoje, se você passa um mesmo briefing para agências de publicidade, digitais, promoção, etc, acaba recebendo ideias para peças que podem utilizar várias mídias. O mercado mudou e as ferramentas de segmentação de mídia não estão muito claras”, afirmou. O executivo encerrou sua apresentação comentando o case da “Chiplote”, uma rede mexicana de fast food, premiado este ano em Cannes com dois GPs, de Filme e de Brand Content, que apesar de servir alimentos à base de carne, criou uma mensagem de respeito ao meio ambiente e preocupação com a sustentabilidade, aliviando possíveis críticas que pudesse receber pela utilização de matéria prima animal.