Sem categoria

ADIDAS DRIBLA DIREITOS E LANÇA CONCURSO

Publicado em
Concorrentes no lugar do nome dos jogadores

Depois de ampla pesquisa junto à população brasileira, a Adidas lançou oficialmente o concurso para escolha do nome da bola da Copa 2014. Fornecedora oficial da maior estrela do futebol, a marca alemã iniciou neste domingo (12) a campanha que pela primeira vez inclui o público na definição do nome da bola de uma Copa do Mundo. Com apoio da Rede Globo, a promoção foi apresentada durante a transmissão da partida entre Fluminense e Palmeiras, pelo Brasileirão, no SporTV. Ambas as equipes, patrocinadas pela Adidas, jogaram com os nomes “Bossa Nova”, “Brazuca” e “Carnavalesca” na camisa no lugar do nome dos jogadores. Os torcedores deverão votar no site da Adidas, onde concorrem a ingressos para o jogo de abertura da Copa, ou do canal SporTV, e o resultado será revelado no próximo dia 5 de setembro. Segundo Marcio Oliveira, vp de Operações da Lew,Lara TBWA, agência responsável pela campanha de divulgação do concurso, muitos nomes foram avaliados. Grande parte deles, porém, já tinha registro e seus direitos reservados. Inclusive “Gorduchinha”, sugestão lançada no final de 2010 pelo publicitário Delen Bueno, da Rádio Globo, com a justificativa de homenagear o locutor Osmar Santos, criador do bordão “Ripa na Chulipa e Pimba na Gorduchicha”. Durante esse período surgiram outras propostas de nomes, como Samba e Caramuri. “Analisamos muitos nomes, especialmente esses que todos citam como mais apropriados para batizar a bola, como Samba, Pelé, etc. A Adidas, entretanto, só podia lançar o concurso com denominações sobre as quais poderia ter direitos”, explica Oliveira. A parceria com a Rede Globo foi acertada através de Luiz Ritton, vp de Mídia da Lew,Lara TBWA. “Para a Adidas do Brasil é um orgulho dar ao povo brasileiro, apaixonado por futebol, a oportunidade de fazer parte efetivamente da Copa do Mundo. A escolha do nome da Bola Oficial por voto popular traz engajamento para toda nação”, afirma Fernando Basualdo, diretor geral da empresa no Brasil.