Mercado

CINCO GRANDES AGÊNCIAS DISPUTAM ITAIPAVA

Publicado em
Anúncio comemorou vice-liderança do grupo

Segundo fontes, a decisão do grupo Petrópolis de trabalhar com uma nova agência de publicidade sai ainda neste mês de fevereiro. Conforme informações, a empresa tem material publicitário suficiente para veicular até o final de março. Pelo menos outras cinco grandes agências, além da Multisolution, participam do processo com apresentações ao diretor de Marketing Douglas Costa. Neogama BBH, Young & Rubicam, Fischer & Friends, Talent e Lew,Lara TBWA seriam essas agências. Embora mantenha parte da Heineken, incluindo Kaiser, em sua carteira, a Fischer vê a Ogilvy já comprar mídia para o anunciante. A verba, segundo levantamento no mercado, é de R$ 130 milhões apenas para publicidade, sem contar merchandising e eventos. A Multisolution, dona da conta, tem dez anos de parceria com as marcas da cervejaria (Itaipava, Crystal, Petra Black Princess, Weltenburger e Lokal, além da vodka Spirit Blue e do energético TNT). O grupo Petrópolis assumiu em outubro do ano passado o segundo lugar do mercado brasileiro de cervejas com 10,3% de participação, ultrapassando a Schincariol, que caiu para o terceiro posto com 10%. A Ambev lidera com folga com uma fatia de 69,8% e a Heineken (incluindo Kaiser) está em quarto lugar com 8,5%. Pelo histórico e trabalho, a Multisolution não se considera fora da disputa. Em dez anos, é preciso reconhecer, ajudou a cervejaria, especialmente a principal marca, Itaipava, a atingir o destaque que tem hoje. Em números reais, o grupo Petrópolis representa 55% do faturamento da agência. “Não sabemos de nada, continuamos trabalhando”. Ouço boatos como todo mundo. Espero não perder nenhuma marca. Se perder uma, vou lutar para ficar com as outras. Se perdermos o cliente, vamos brigar para reconquistá-lo “, afirma Pedro Queirolo, sócio da Multisolution. Segundo ele, já viu esse filme muitas vezes, com várias agências cortejando seus clientes. “Quando a CVC decidiu abrir uma house também disseram que a Multisolution iria fechar e estamos aí, até hoje, entre as 15 maiores agências do País”, diz confiante. Aliás, entre tantas outras propostas, o grupo Itaipava também recebeu de um destacado publicitário da área de Mídia a oferta de juntos criarem uma house agency. Pelo posicionamento de Walter Faria, porém, hoje comandando sozinho a empresa após comprar ações de familiares, o caminho será mesmo o mais lógico, ou seja, trabalhar com uma grande agência de publicidade. Através de sua assessoria de Imprensa, a Talent declara que não está participando desse processo em razão de atender a marca Bavaria e outras Premium da Heineken.