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RANKING LEMBRA O PERIGO DO GRANDE CLIENTE

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Claro que aplicando-se desconto médio padrão de tabela de 40% o investimento em mídia no ano passado fica em cerca de R$ 48 bilhões em vez dos R$ 88 bilhões anunciados. Mesmo assim, transformado em dólar, o valor de US$ 28 bilhões ainda representa uma importante verba investida no mundo em comunicação de marketing. O resultado apresentado pelo instituto Ibope Monitor apurou também que o mercado apresentou crescimento de 16% em relação a 2010 e que a TV aberta continua dominando o setor, com 53% de participação. Mostra também que muito pouco mudou com relação às outras mídias, exceto a Internet, que com uma fatia de 6% do bolo publicitário subiu para o quarto posto, empatada com o meio Rádio. O novo ranking de agências e anunciantes, porém, revela um grande perigo quando uma conta representa boa e grande parte do faturamento de sua empresa especializada. Note-se que sacudida nas últimas semanas por notícias sobre concorrência realizada pela Cervejaria Petrópolis (Itaipava), a Multisolution, classificada em 15% lugar no ranking, apresenta um faturamento muito próximo do investimento desse cliente: R$ 1.249 bilhão contra R$ 1.097 bilhão. Outro grande anunciante, a Hyundai CAOA, com seu R$ 1.098 bilhão aplicados em publicidade, representa 65% dos R$ 1.685 movimentados pela Z+, 12ª colocada no ranking de agências. Casas Bahia continuam liderando o ranking de anunciantes com R$ 3.372 bilhões seguida pela Unilever com R$ 2.609 bilhões. A Ambev subiu um posto e chega ao terceiro lugar com R$ 2.314, desbancando a Recckitt Benckiser. Entre as agências poucas novidades. Y&R segue na frente com R$ 6.166 bilhões, a Almap em segundo com R$ 2.784 bilhões e a Ogilvy em terceiro com R$ 2.630 bilhões.